Artigos Publicados

Marlene Fortuna integra o CONSELHO DE ASSESSORES CIENTÍFICOS DO MACKPESQUISA, do Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo/SP, cujo objetivo é atender às necessidades de avaliação dos projetos de pesquisa patrocinados pelo Fundo Mackenzie de Pesquisa.

Integra o NÚCLEO DE PARECERISTAS DA EDITORA UNESP (Universidade do Estado de São Paulo), na condição de Assessora Técnico-Científica.

É pesquisadora e escritora de artigos publicados na Revista NAU – Publicação Eletrônica do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Audiovisual da INTERCOM, com sede na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP)..

A crítica genética sob o olhar do artista, Revista de Crítica Genética, MANUSCRÍTICA, SÃO PAULO/SP.

A poética da expressão oral no teatro – o ator um jogador. Revista Centro de Estudos de Crítica Genética, PUC/SP e Anais da 4ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia) – SÃO PAULO/SP.

O ensaio teatral como testagem entre caos e ordem no processo de criação do ator, III Congresso Internacional Latino-Americano de Semiótica, SÃO PAULO/SP.

O ensino da História da Arte em cursos de comunicação. A experiência na Faculdade Cásper Líbero/SP. Anais do III Simpósio Brasileiro de Comunicação e Educação, ECA-USP.

O mito de Prometeu e as categorias do conhecimento – uma abordagem semiótica. Anais do IV Congresso Internacional de Semiótica, Guadalajara (México).

Arte – um meio de comunicação e educação no aprimoramento da personalidade. Revista ARTE E CULTURA DA AMÉRICA LATINA e Anais da XX INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

O ensaio teatral como testagem entre caos e ordem no processo de criação do ator – espaço de possibilidades. IV Congresso Brasileiro de SEMIÓTICA – PUC/SP (artigo publicado na Revista Acadêmica Líbero do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Mercado da Faculdade Cásper Líbero/SP).

Arte – um meio de comunicação e educação no aprimoramento da personalidade. XX INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Artigo publicado na Revista Acadêmica Líbero do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Mercado da Faculdade Cásper Líbero/SP.

O mito de Prometeu e as categorias do conhecimento. Anais do IV Congresso Internacional de Semiótica e Artigo publicado na Revista Acadêmica Líbero do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Mercado da Faculdade Cásper Líbero/SP.

Arte figurativa e arte não-figurativa: duas maneiras paradigmáticas e distintas de comunicação. Artigo publicado na Revista Acadêmica Líbero do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Mercado da Faculdade Cásper Líbero/SP.

O mercado das artes visuais no Brasil. Artigo publicado na Revista Acadêmica Líbero do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Mercado da Faculdade Cásper Líbero/SP.

Conflitos e harmonias entre as três instâncias poéticas do teatro – autor, ator e diretor. Artigo publicado na Revista Acadêmica Líbero do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Mercado da Faculdade Cásper Líbero/SP

Resenhas publicadas na Revista LÍBERO (Revista Acadêmica de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero/SP), Ed. Eskenazi, São Paulo, Ano VI, Vol. 06, Nº 11, ISSN: 1517-3283, maio de 2003. Títulos dos livros resenhados: Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido, Pierre Cabanne, São Paulo: Perspectiva S. A., Debates, Arte, 1999, 2ª ed. e Lendo imagens: uma história de amor e ódio, Alberto Manguel, São Paulo: Companhia das Letras.

Televisão ou arte – fetiche de imagens, saturação do olhar ou vertigem dos sentidosArtigo publicado no ANUÁRIO DE JORNALISMO da Faculdade Cásper Líbero/SP.

Resenhas publicadas na Revista LÍBERO (Revista Acadêmica de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero/SP), Ed. Eskenazi, São Paulo, Ano VI, Vol. 06, Nº 11, ISSN: 1517-3283.XXXXXX .Títulos dos originais resenhados: Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido, Pierre Cabanne, São Paulo: Perspectiva S. A., Debates, Arte,XXXXX ,2ª ed. ; Lendo imagens: uma história de amor e ódio, Alberto Manguel, São Paulo:Companhia das Letras; Presenças do Outro – ensaios de Sóciossemiótica, de Eric Landowski, Ed. Perspectiva, Coleção Estudos, São Paulo.

A iconografia e seus significados. Artigo resenhado do livro: Imagem e Conhecimento, organizado por Annateresa Fabris e Maria Lúcia Bastos Kern, São Paulo, Edusp.

Ficção, do livro para a tela da TV, resenha do livro:Livros e televisão  correlações, de Sandra Reimão.Publicada na Revista LÍBERO (Revista Acadêmica de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero/SP), Ano VIII, Nº 15/16, ISSN 1517-3283.

Arte, Televisão e Livros na Sociedade da Cultura Audiovisual – aspectos críticos, publicado na Revista Eletrônica NAU (Revista Eletrônica do Núcleo de Pesquisa de Comunicação Audiovisual da INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

Reflexões críticas sobre as mídias. Pensamento ou encantamento nas mídias: televisiva e digitalSéculo XXI: a arte como fetiche na sociedade do Pós-Humano. Revista Ângulo – Filosofia e Comunicação – FATEA/SP.

Teatro de Rua e Texto Literário, em Revista Kalíope, FATEA, Faculdade de Arte e Tecnologia.

Semiótica, Comunicação e Intertextualidade – da palavra escrita do dramaturgo à performance viva do ator em cena. Publicação no livro eletrônico (ANAIS) referente ao III COLÓQUIO DE SEMIÓTICA, realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Título do livro: “Diálogos Intersemióticos, vol. I”.

Fez a crítica, publicada nos jornais de circulação interna do BRADESCO, do espetáculo: “O Casamento do Pequeno Burguês”, de Bertolt Brecht, direção Moisés Miastkwoski, elenco da Rede Globo de Televisão, patrocínio BRADESCO. O espetáculo permaneceu em cartaz do mês de Agosto a Dezembro de 2012, no Teatro Augusta, em São Paulo, SP.